Gravidez Múltipla e Síndrome da Transfusão Feto-fetal


As gestações múltiplas trazem riscos de mortalidade e morbidade para os fetos envolvidos quando comparados as gestações simples. Com o acesso a métodos de fecundação in vitro as gestações múltiplas acontecem com uma maior freqüência esse tipo de gravidez é sempre mais perigoso, diz o médico Edson Borges Junior, um dos autores do estudo e diretor da Fertility. Os gêmeos que se originam de dois zigotos são ditos gêmeos dizigóticos, ou fraternos. Quando os gêmeos são originados de um único zigoto são ditos monozigóticos ou gêmeos idênticos.

Nas gestações com mais de dois fetos, a probabilidade de os bebês nascerem prematuros ultrapassa 50%. Crianças prematuras, entre outros problemas, podem apresentar lesões neurológicas irreversíveis. No caso das mulheres, é maior a incidência de hipertensão, anemia e infecção urinária durante a gravidez.



A síndrome da transfusão feto-fetal é um dos problemas que podem acontecer em gestações múltiplas. Essa síndrome ocorre em mais de 30% dos gêmeos dizigóticos monocoriônicos e é caracterizada pela passagem de sangue arterial de um bebe para a circulação venosa do outro por meio de anastomoses arteriovenosas. A morte de gêmeos doadores pode ser resultado de anemia, nos gêmeos receptores a insuficiência cardíaca é a principal causa de mortalidade.


O bebê em "pior" situação vira doador, pois ele, que já era menorzinho, tenta invadir o território do outro. O fluxo de sangue diminui, fica anêmico, urina menos. O bebê receptor, por sua vez, recebe sangue demais, tendo maior probabilidade de insuficiência cardíaca. Ou seja: na prática, não é bom para nenhum dos dois.



Quase aos sete meses de gravidez, Fernanda Alpista Zeferino, arquiteta, 32 anos, descobriu a síndrome. "Não doía, mas incomodava bastante para sentar, dormir. Inicialmente a obstetra receitou progesterona para relaxar o útero. Mas minha barriga continuou a crescer. Uma noite passei tão mal que acabei indo ao pronto-socorro, fiz vários exames, os médicos suspeitaram da síndrome da transfusão fetal e fui encaminhada para uma especialista em medicina fetal", prossegue Fernanda. "A consulta foi à noite mesmo. A situação era tão grave que, na manhã seguinte, fui operada. Deu tudo certo. Entre o início dos sintomas e a cirurgia foi apenas uma semana. Quatro dias depois, já havia perdido três quilos – só de líquido! Os bebês estão ótimos". Guilherme e Gabriel nasceram. Não tiveram complicações relacionadas à cirurgia. As dificuldades habituais de ganho de peso decorrentes da prematuridade foram constatadas. O feto maior – o receptor, no caso Guilherme – ficou duas semanas no hospital. O menor – o doador, o Gabriel –, 42 dias na UTI.






(Guilherme e Gabriel)




Texto adaptado de celulamater

19 comentários:

  1. Oi meu nome é Lorena, estou gravida de gemeos e descobri que estou com a sindrome feto fetal com +ou- 5 meses sendo que hoje estou com 6 meses e 2 semanas, um bebe está com 423 g e o outro com 890g, sei que os dois correm risco, mas tenho muita fé em Deus que tudo irá dar certo. Se alguem puder me orientar em algo, algunma mãe que já passou por isso, ficarei muito feliz meu e-mail: lorenalmr@yahoo.com.br. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perdi uma de mimhas meninas assim logo apos a cirurgia e estamos lutando pela vida da outra e complicado seu caso

      Excluir
  2. menina q agonia hin, a minha fiou 7 dias na ui e mais 7 em recuperaçao e ja tive um treco imagina vc 42 dias .Complicado hein, mas graças a Deus q estao bem.bjos e fique na paz
    Andressa

    ResponderExcluir
  3. Tive este problema em minha gravidez, descobri os 4 meses e meio. Eles nasceram com 6 meses e 10 dias. O feto receptor viveu durante 17 horas após o parto, faleceu com problemas cardíacos. O feto doador nasceu com 695 g e viveu durante 11 dias, sua situação ficou complicada com paradas cardíacas; anemia, glicemia e insuficiência renal. Essa síndrome realmente é muito triste. Perdi meus dois filhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milene.Perdi meus dois filhos por essa doença ,eu estava com 5 meses de gestação.Eles pesavam 200 e poucas gramas fada um.Dia 26 de fevereiro parou o coração de um e do outro parou o coração no outro dia.Nunca fui avisada da doença e muito menos diaguinosticada a tempo.Não sei se isso ia fazer diferença na vida deles ,isso na parte clínica,pq mãe sempre acha que poderia ter salvação.Não é fácil eu sei,dói muito ainda,estou tentando me conformar que foi o melhor para eles, hoje fazem 20 dias,choro muito ainda,uma ferida que demora-rã a cicatrizar.Muita luz e paz a vc😇

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    4. Também tive essa complicação. Realmente não é fácil, e vou te dizer, mesmo que tenha outros filhos,a gente nunca esquece. O meu caso foi em 2012, perdi minhas duas filhas com 22 semanas, foi muito difícil, hoje tenho uma princesa de cinco meses graças a Deus, mas não tem um só dia que não me lembre das minhas anjinha, é preciso ter muita fé para superar e não ficar doente, mas Deus sabe de tudo e nos dá força para aceitar e seguir em frente. Força e fé para todas nós��

      Excluir
  4. Ola a todos os que passam por esta terivel situacao nao e facil,eu resido na Suiça e foi detectado este sindroma na minha mulher esta ela com 20 semanas de gestacao por sorte foi detectada bastante a tempo,um dos fetos ja tinha muito liquido amniotico e o outro pouco,ainda estava na fase 1 de cinco a bexiga ainda estava a produzir urina ainda conseguimos adiar duas semanas a cirurgia fetal endoscopia para evitar um parto ainda mais prematuro ,essa operaçao foi efectada nos Hospitais da Universidade de Zurich (Suiça) tivemos bastante medo dos riscos que podiam acontecer mas felizmente tudo correu bem neste caso eram duas meninas sempre se mantiveram com pouca diferença de peso de uma para a outra cerca de 200 a 300 Gramas e na semana 35 e 4 dias de gestaçao ouve o rebentamento das aguas elas nasceram (18.05.2011) atraves de cezeriana estao super saudaveis estao bem de saude e um caso de susseço uma nasceu com 2100 Gr e a outra com 2400 Gr .E para verem que felizmente hoje em dia a medicina esta bastante avançada ,e nunca desistam dos vossos sonhos eu e a minha mulher sofremos um pouco neste caso muito mais ela mas no final ficamos muito felizes e contentes por termos soccorido as nossa meninas para este mundo que as espera .

    ResponderExcluir
  5. eu tenho o mesmo problema e preciso de ajuda urgente alguem que possa me ajuda? por favor to desesperada to de 21 semanas mande email pra leni.bmdias@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. oi tive uma gravides multipla em 2011 dia 28 de dezembro de 2011 os gemeos nasceran de 6 meses porque tive transfusão feto fetal os medicos viran que eu tive essa doença um dia antes deles nasceren foi horrivel eu sabia que eles poderian não sobreviver más tive que fazer a cezariana as presas ai dia 28 de dezembro nasceran arthur e alexandre más infelizmente eles não sobreviveran dia 2 de janeiro de 2012 o alexandre faleceu e dia 9 de janeiro de 2012 o arthur estou muito triste com isso más bola pra frente tenho um guri de 4 anos o davi então tenho que ceguir em frente más ninguen me tira da cabeça que isso foi um erro medico.....

    ResponderExcluir
  7. Olá pessoal, eu e minha esposa passamos por isto recentemente, na verdade ela ainda está grávida, o nascimento do nosso bebê é para o início de novembro a princípio. Como os mais atentos já devem ter percebido, sim, perdemos um dos bebês, infelizmente ele não resistiu e veio a óbito um dia após a fetoscopia (procedimento que cauteriza os vasos comunicantes/anastomoses). O bebê que sobreviveu foi o doador, está se desenvolvendo super bem, em menos de uma semana após a cirurgia ele já havia normalizado o líquido amniótico, batimentos cardíacos e todas os outras funções que estavam comprometidas. Os dados dos últimos exames são iguais a uma gestação única normal. Fizemos recentemente um ecocardiograma fetal e o médico deu "nota 10 com estrelinhas" para o coração do bebê, disse que se não tivesse visto os exames não saberia que ele passou por tudo que passou. O que eu pude perceber até o momento (nas minhas palavras) é que a síndrome não tem um padrão, por isto talvez o diagnóstico nem sempre seja fácil, em nosso caso os bebês tinham medidas muito parecidas, o doador chegava a ser maior em algumas delas como o fêmur por exemplo, a maior diferença era no peso e mesmo assim era de apenas 60 gramas em bebês com 20 semanas. Até o penúltimo exame não havia nenhuma alteração que levasse ao diagnóstico da síndrome. Então, de uma hora para outra a barriga começou a crescer e a minha esposa começou a ganhar peso rapidamente, se tivéssemos mais informações talvez houvéssemos desconfiado que era a síndrome e procurado o médico, mas achávamos que era uma situação normal da gestação de gêmeos, então se passou uma semana e alguns dias até o exame que diagnosticou a síndrome. No outro dia estávamos em São Paulo para fazer a fetoscopia. Eu acredito que esta falta de padrão seja a principal dificuldade para o diagnóstico precoce (não sei se é a palavra correta, mas a idéia é "o mais cedo possível"). Os exames aparentemente causam estresse nos bebês e por isto os protocolos médicos não recomendam uma periodicidade menor que 3 a 4 semanas, é a dificuldade de achar o ponto ideal entre risco/benefício quando se trata de seres tão frágeis. Creio que também a falta de um padrão nos resultados relativamente ao momento em que são tomadas as providências dificulte ainda mais as decisões sobre este "ponto ideal".

    Bom, antes de terminar quero deixar aquela que considero a contribuição mais importante para as pessoas que vierem aqui em busca de alguma ajuda. Se estiverem passando por este problema, procurem o Dr. Fábio Peralta no HCor em São Paulo. Um Médico e acima de tudo um ser humano ímpar. O primeiro e até recentemente o único no Brasil a efetuar a cirurgia que corrige o problema com os vasos na placenta.

    Caso esteja passando por este problema pode entrar em contato comigo pelo e-mail crivian@via-rs.net que dentro do possível eu passarei mais informações sobre a nossa ida a São Paulo que acredito que serão úteis.

    Um abraço a todos e, haja o que houver, mantenham a calma, o desespero só atrapalha, não muda o resultado. O que muda o resultado é manter o foco e fazer o que precisa ser feito. Não se assustem com os números. Lance Armstrong, após ter vencido o câncer que além do testículo havia se espalhado para os pulmões e cérebro, disse: "Não importa se as suas chances são de 90%, de 50% ou de 1%, você tem que acreditar e você tem que lutar."
    Só pra ficar mais claro, a maioria das pessoas toma este 1% de chance por uma batalha perdida, quando na realidade 1% significa que existe chance, alguém será este 1%, e por que não seria você?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradeço pelas explicações..Concordo que falta estrutura médica pra essa doença e exames.O senhor falando,parecia que estava me enchergando como aconteceu comigo.Em alguns momentos me revolto, por não ter sido informada das possíveis complicações e se eu sentisse alguma coisa anormal,como foi com sua esposa engordei muito de uma hora para outra não era normal.Quem sabe não ia ter sido tão chocante.Se isso é possível,não sei.

      Excluir
    2. Agradeço pelas explicações..Concordo que falta estrutura médica pra essa doença e exames.O senhor falando,parecia que estava me enchergando como aconteceu comigo.Em alguns momentos me revolto, por não ter sido informada das possíveis complicações e se eu sentisse alguma coisa anormal,como foi com sua esposa engordei muito de uma hora para outra não era normal.Quem sabe não ia ter sido tão chocante.Se isso é possível,não sei.

      Excluir
  8. nossa estou passando por isso nao e facil mas , o que me ajuda Deus em primeiro lugar seja feita sua vontade e os medicos que me assitem desde o inicio e ja estao atentos a qual caminho percorrer estou nivel um mas nao vou desistir Deus e fiel....

    ResponderExcluir
  9. Olá boa estou gravida de gêmeas detectada stff .hj estou com 32 semanas mas tenho viva só uma dentro de mim.perdi uma com 22 semanas e permanece no meu ventre porque irão nascer juntas ! Minha pergunta corremos algum risco ainda ?
    Porque já internet 4 vezes com pressão alta infecção urinária descolamento e sangramento .hj estamos bem.e vamos vencer.....obg....


    Bablua1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Olá boa estou gravida de gêmeas detectada stff .hj estou com 32 semanas mas tenho viva só uma dentro de mim.perdi uma com 22 semanas e permanece no meu ventre porque irão nascer juntas ! Minha pergunta corremos algum risco ainda ?
    Porque já internet 4 vezes com pressão alta infecção urinária descolamento e sangramento .hj estamos bem.e vamos vencer.....obg....


    Bablua1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Agora o tratamento para síndrome de transfusão feto-fetal também está disponível em Curitiba no Hospital de Clínicas: http://www.fetal.ufpr.br/informacoes/sindrome-da-transfusao-feto-fetal/

    ResponderExcluir
  12. Amados, tenham fé e busquem Aquele que é o nosso Consolador. Meu diagnóstico ocorreu com 20 semanas e ao ler estes posts acima sofri muito, sabia que as chances eram muito pequenas inclusive se houvesse intervenção intrauterina, procedimento ao qual nós teríamos acesso caso necessário. Sintomas foram um ganho muito grande de peso em poucos dias - 7kg em 10 dias, para quem quase não conseguia comer devido aos enjôos. Lutamos muito com oração, fé, pensamento positivo e cirurgia espiritual. Busquem a Jesus, clamem a Deus, batalhem no amor, conversem com seus bebês e peçam a confiança deles. Nasceram com 32 semanas, quando a STFF voltou com a corda toda, do estágio 1 para o 3. A Stff é traiçoeira, terrível. Mas tudo se pode naquele que nos fortalece. Tenham fé

    ResponderExcluir